CORREIO POPULAR Digital
Publicada em 28/7/2010
Caderno C
‘Mineirice’ musical
/ SHOW / Toninho Horta se apresenta hoje e amanhã em Campinas em festival de música
Bruno Ribeiro
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
bruno@rac.com.br
Uma das principais atrações do Festival Brasil Instrumental, o músico mineiro Toninho Horta fará duas apresentações na cidade. A primeira será hoje, às 21h30, no Almanaque Café, em Barão Geraldo, com ingressos entre R$ 30,00 e R$ 15,00. Amanhã, o artista se apresenta no Ciclo Básico II da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), às 13h, com entrada franca.
Compositor, cantor e instrumentista, Toninho Horta nasceu em uma família de musicistas. Seu avô materno, João Horta, era maestro e deixou sua marca como compositor de música sacra e popular em algumas cidades mineiras. Embora autodidata, tornou-se músico profissional aos 16 anos e começou a tocar na noite de Belo Horizonte. Não tardou a se destacar pela técnica de seu violão e passou a acompanhar os também iniciantes Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges.
Com os compositores mineiros, realizou suas primeiras parcerias musicais e esteve presente na fundação do Clube de Esquina, movimento que marcou a MPB nos anos de 1970. Nos anos seguintes, passou a trabalhar no Rio de Janeiro ao lado de intérpretes consagrados, como Elis Regina, Gal Costa e Nana Caymmi.
Reconhecido como um dos maiores nomes do violão e da guitarra na história da música popular brasileira, Toninho Horta também desenvolveu sólida carreira nos Estados Unidos e na Europa, onde participou de gravações com grandes nomes do jazz e foi considerado, pela revista londrina
Além do reconhecimento da crítica mundial, Toninho leva na bagagem 23 CDs autorais e inúmeras participações em discos alheios. Paralelamente à sua carreira artístico-musical, empreendeu seu próprio selo, o Minas Records, e reeditou várias de suas obras que estavam fora de catálogo. Com o CD
Afora tantos projetos, Toninho Horta prepara o
Nos shows que fará em Campinas, o músico mineiro irá interpretar composições de sua autoria, como
AGENDE-SE
...
Um comentário:
Há 20 anos, quando me afastei um pouco de acompanhar a carreira de Toninho Horta, o via só como um musico, de primeira qualidade, o que não deixou de ser, lógico. Mas hoje, ao acompanhar sua carreira, apresentada por magnificamente por Maria Valeria Bethonico, percebi o lado empreendedor de Toninho Horta. Alguém que procura fazer acontecer, para si e para os outros. Alguém que tem a mente aberta e usa tudo o que aprendeu tocando com vários músicos por esse mundo afora. Alguém que não tem medo de inovar, de arriscar sons, mas faz tudo tão bem feito que quando ouvimos uma canção ou CD com o dedo dele, vemos nitidamente aquele selo de qualidade, aquele cuidado com os detalhes, com os músicos e produção que ele tem. Feliz de quem trabalha com Toninho Horta! Feliz de quem tem a capacidade e a sensibilidade de perceber o quanto ele gosta do que faz e o quanto ele quer fazer o melhor para o seu publico e colaboradores. Sinceramente, de cabeça fria, posso dizer que é um dos músicos e pessoas mais queridas por todos, que eu já conheci nesse meio artístico.
Obrigada Maria Valeria, por nos ajudar a perceber isso.
Beijo grande pra você e pra razão de tudo isso: Toninho Horta
Postar um comentário